A POLUIÇÃO DAS BANDAS

"Apesar do discurso ecologicamente correto, ídolos do rock e do pop andam emporcalhando a nossa atmosfera.

O estrelato tem um preço. Que o diga o nosso planeta. O impacto de bandas e músicos famosos no meio ambiente é enorme. Eles atraem milhões de pessoas a shows, viajam constantemente, e seus espetáculos consomem quantidades chocantes de energia elétrica. Uma turnê mundial pode liberar milhares de toneladas de dióxido de carbono (CO²), gás que contribui para o aquecimento global.

Os roqueiros mais conscientes aliviam a culpa neutralizando as suas emissões. Para tanto, compram créditos de carbono de companhias que cuidam de plantio de árvores, proteção de áreas verdes ou instalações de energia renovável, por exemplo. No cálculo para saber o tamanho do crédito, são verificadas as emissões de gases causadores do efeito estufa. Elas são geradas a partir da queima de combustíveis fósseis e material orgânico.

Apesar de ainda distante da situação ideal, ecologistas comemoram as iniciativas dos artistas que neutralizam suas emissões. Essa atitude influencia muitas pessoas, segundo Eduardo Petit, diretor de marketing da MaxAmbiental, companhia que vende créditos de carbono. "Quem é atingido passa a ter consciência de que cada um deve fazer a sua parte", afirma. Marketing ou não, o certo é que o planeta agradece os astros que levam o discurso verde para além das canções.

THE POLICE>>> Segundo a revista britânica NME, é a banda que mais poluiu o planeta, durante sua turnê em 2007 e 2008. >>> Para aliviar a culpa, doou 1 milhão para a prefeitura de Nova York plantar 10 mil árvores em maio passado.

COLDPLAY>>> Em 2002, a banda contratou uma empresa para plantar 10 mil mangueiras em Karnataka, Índia. A ideia era neutralizar a produção e distribuição de seus CDs. Das árvores, apenas 4 mil sobreviveram.

JACK JOHNSON>>> Em 2008, neutralizou 1450 toneladas de CO2 e doa dinheiro para cuidar de uma área na Amazônia peruana, suficiente para neutralizar mais de 2.000 toneladas de carbono por ano>>> Fundou no Havaí uma ONG que apoia a educação ambiental

DAVE MATTHEWS BAND>>> Gerou 18 mil toneladas de CO2 - equivale a 58 milhões de quilômetros rodados por um carro>>> Em 2002, a banda decidiu neutralizar todas as emissões causadas desde 1991>>> Auxiliou na construção da Rosebud Wind Turbine, a primeira turbina de vento de grande escala nos EUA

RADIOHEAD>>> Em algumas turnês, envia seus equipamentos por navio>>> Para reduzir emissões, se apresentou na TV dos EUA sem sair da Inglaterra>>> Em 2007, lançou na web o álbum In Rainbows, para conservar papel e reduzir lixo. Porém, meses depois, o CD chegou às lojas."

Fonte: Por Felipe Pontes - Revista Galileu da editora Globo

Comentários

  1. Muuuuuuuito bom este artigo, pra quem pensa que é só festa esta ai informação muito boa que tenho certeza que quase ninguem sabia deste assunto.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O RASTRO DA RASPA DO RESTO DO FUNDO DO TACHO