O RASTRO DA RASPA DO RESTO DO FUNDO DO TACHO

Quando assisti uma reportagem sobre a luta de uma “blogueira” cubana, Yoani Sanches (Blog Generación Y), eu vi como o socialismo cubano é decadente. Fora tudo o que acontece em CUBA, lá os prédios altos, não sei dizer quantos andares, não existem elevadores, e neste caso ela está no 14º andar , pois ter elevador é considerado um luxo burguês. Não me entra na cabeça que em pleno século 21 isso possa acontecer. Tudo bem que faz bem a saúde, mas também é um exagero, pois esquecem as crianças, os velhos e os doentes, e sem contar com os preguiçosos. E ainda tem os computadores que são do tempo da manivela, ou seja, totalmente arcaico.

O socialismo que é pregado na ilha está ultrapassado, e deixar povo sem acesso às novas tecnologias é no mínimo burrice. Não poço negar que o sistema de saúde e educacional são excelentes, mas só isto não basta. O povo cubano precisa se integrar ao mundo, e o isolacionismo imposto pelo governo cubano estão inibindo a criatividade e espontaneidade dos cubanos. E as pessoas acabam-se sentindo a “raspa do fundo do tacho.

Embora ache que ser liberal total seja impraticável, mas um pouco é saudável. Vocês viram que a crise econômica mundial provou isso, e o governo dos E.U.A. foi obrigado a intervir para salvar os empregos e a estabilidade social. Alguns empresários pregam a competitividade exagerada, onde os mais fortes acabam com os mais fracos. Não sou partidário disso, e acho que só se deve ser agressivo quando for necessário. E a competitividade deveria ficar só no âmbito das empresas, e evitando-se passar para seus funcionários tal obrigatoriedade. Sou a favor da competição solidária, onde todos ganham. Portanto, lutem!, lutem!, lutem! e lutem! ... sem parar.


"Não quero nunca renunciar à liberdade deliciosa de me enganar". - Che Guevara


“A coerência e a simplicidade são os pilares da ação de um economista.” - Marco Antonio de Araujo - Economista e Livre Pensador

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog